segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Salto Angel - A mais alta cachoeira do mundo!



O Salto Angel é a mais alta cachoeira do mundo, com um total de 979 metros de altura e um enorme salto direto de 807 metros. 
Está localizada no Parque Nacional de Canaima, na Venezuela.
   


 O primeiro a “descobrir” a gigantesca queda d’água foi Ernesto de Santa Cruz, em 1912, mas ele não divulgou sua descoberta.
  Ela permaneceu desconhecida até 1933, quando o piloto Jimmy Angel avistou-a pela primeira vez.

 Em seu retorno a região, em 1937, o piloto danificou seu avião numa tentativa de pouso e, ele, sua esposa e mais dois companheiros de viagem foram forçados a descer a montanha caminhando. 
Eles levaram 11 dias para conseguir voltar à civilização e a aventura ficou famosa pelo mundo todo. Desde então, a cachoeira ficou conhecida como “Angel Falls”.
Antes da queda principal - a maior do mundo sem interrupção -, a cachoeira tem cascatas inclinadas, seguidas de uma queda menor de 30 metros. 
 Só então a água despenda 807 metros a partir de um platô achatado conhecido como Auyan-Tepui.
A área que cerca Salto Ángel é conhecida por sua beleza particular - uma miríade de plantas e flores fica perto do platô, incluindo a lantana amarela e laranja, a quaresmeira violeta, a mimosa cor-de-rosa e muitos tipos de orquídeas e bromélias.


Até o clima perto é afetado pelo Salto Ángel. Devido à enorme altura da queda, rajadas de vento criam uma neblina massiva e espalham gotículas de água em torno do platô, e as chuvas misturadas com a cascata de água podem criar quedas extras da cachoeira.
 O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. 
 
Trata-se de uma área de 30 000 km², sendo o sexto maior parque do mundo.
 A altura oficial foi determinada por uma pesquisa da National Geographic Society, em 1949.
O livro de David Mott, Angels Four, relata a primeira escalada bem-sucedida pela face do Auyantepui, até o topo das cataratas.

Nenhum comentário: