quarta-feira, 8 de março de 2017

Parque São Bento - Niterói - Rio de Janeiro


Passeio com meu esposo em comemoração ao nosso segundo aniversário de casamento. Em 09 de janeiro de 2016.
 
 
 
Campo de São Bento, ou oficialmente Parque Prefeito Ferraz, é uma área verde no bairro de Icaraí, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É a área de lazer mais popular da cidade.
 
 

 
Localiza-se entre a Rua Lopes Trovão, a Rua Domingues de Sá, a Avenida Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira.
 
 



O parque abriga o Colégio Estadual Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o Jardim de Infância Júlia Cortines e a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira.

 

 
Em meados do século XVII, o terreno do parque pertencia a Antônio Maciel Tourinho. Este a vendeu a seu filho, Francisco Borges Tourinho. Uma parte do terreno foi vendida a Manoel Rodrigues Raimundo.
 


 
 
Em 1697, o terreno foi vendido aos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. A partir desse momento, a área ganhou o apelido de "Campo de São Bento".
 




De 25 a 30 de junho de 1824, o terreno foi utilizado como campo de manobras militares pelo imperador brasileiro Dom Pedro I.
 



 Na gestão do prefeito João Pereira Ferraz (1906-1910), o parque foi urbanizado seguindo projeto do engenheiro e paisagista belga Arséne Puttemans. Em homenagem ao Prefeito Ferraz, o parque ganhou seu atual nome.
 



 Principal jardim público urbano de Niterói, tem área de 36 mil metros quadrados, com canteiros, lago artificial, brinquedos para crianças, um pequeno parque de diversões e, nos fins de semana, uma grande feira de artesanato.




 O paisagismo se inspira no romantismo inglês.



 O coreto, com suas colunas, grades e cobertura trabalhadas, foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1985, como marco do romantismo popular de fins do século XIX e início do XX.




  Além disso, são oferecidas variadas atrações, como exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos ao longo do ano.
 




  Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, Icaraí, Niterói
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h.
Entrada Gratuita
 



 
 

Nenhum comentário: