terça-feira, 22 de julho de 2014

Caño Cristales - O Rio de Cinco Cores



O Caño Cristales é um pequeno riacho localizado no coração do Parque Nacional Sierra de la Macarena, cerca de 150 quilômetros ao sul de Bogotá.

Por causa de sua beleza cênica inconfundível, o lugar ganhou diversos apelidos: “O Rio das Cinco Cores', 'O Rio que Escapou do Paraíso” e, a denominação mais famosa - “O Rio Mais Bonito do Mundo.

Em seu curso, os tons de azul, verde, preto, amarelo e vermelho se formam pela presença de um tapete de algas que, com a incidência dos raios solares, solta uma pigmentação que muda de cor conforme a época do ano.
  
Durante um intervalo entre as estações seca e chuvosa, quando o nível da água fica mais baixo, as algas  exibem uma variedade deslumbrante de cores - que variam entre os tons de azul, amarelo, verde, vermelho e preto.
 
O período ideal para conhecer Caño Cristales é entre setembro e novembro, quando as cores se intensificam e a beleza do rio mais bonito do mundo atinge o seu esplendor.
  
O lugar foi reconhecido como Patrimônio Biológico da Humanidade pela Unesco e, por isso, a temporada para conhecer este lugar mágico dura apenas seis meses para fins de preservação. Começa na segunda quinzena de maio e segue até meados de dezembro.

 Depois de ter ficado escondido por anos, devido aos diversos conflitos armados na região, o Caño Cristales recebeu investimentos do governo colombiano e hoje recebe cerca de três mil visitantes ao ano.


No restante do ano, entre janeiro e os primeiros 15 dias de maio, o lugar fica fechado à visitação pública. Nesse intervalo, as plantas aquáticas se reproduzem e o rio torna-se uma paisagem comum, sem o característico colorido que deixou o lugar tão famoso mundo afora.

 Além dos diversos tons de cores, outros atrativos do lugar ficam por conta das piscinas naturais, cascatas e formações rochosas peculiares com mais de 200 milhões de anos.
  
Com 100 quilômetros de extensão e 20 metros de largura máxima, o rio tornou-se um dos principais destinos naturais da Colômbia.

Como se fosse uma pintura, esta paisagem natural única se estende por 100 quilômetros e impressiona os turistas pela beleza cênica multicolorida de suas águas cristalinas.
 

Nenhum comentário: