segunda-feira, 21 de julho de 2014

O espetacular Antelope Canyon


O Antelope Canyon fica no sudoeste dos Estados Unidos, mais precisamente no Estado do Arizona em área dos índios Navajos.
As redes sociais foram fundamentais para o Antelope Canyon, uma das principais atrações turísticas do Arizona, se tornar famoso mundialmente.

Um guia turístico explicou que há mais de 20 anos conhece a formação rochosa, mas que apenas de alguns anos para cá, depois que fotos de suas paredes com formas esculturais se espalharam por Facebook, Twitter e Instagram, o número de visitantes aumentou a ponto de as visitas terem seu tempo limitado.

O Antelope Canyon é uma formação de rochas sedimentares que foi esculpida pela água outrora abundante no deserto do Arizona, há milhões de anos.
 É um testemunho do poder da água e do tempo, já que ao longo dos anos os alagamentos criaram belas passagens profundas — chamadas de "cânion de fenda" —, que você pode percorrer.
As paredes têm formas e cores que, combinadas com a luz do sol que incide verticalmente, resultam em fotografias que parecem irreais.

É um dos cânyons estreitos mais visitados e fotografados do Sudoeste americano.

O cânyon tem uma parte superior, que fica seca durante a maior parte do ano, e outra parte inundada pela represa de Lake Powell, que abastece o Arizona e parte da Califórnia.

Na parte inundada, é possível fazer um passeio de barco entre as estreitas paredes de arenito.

Atualmente, as visitas à parte seca só podem ser feitas com guias, partindo em jipes da cidade mais próxima, Page. Eles ficam atentos à previsão do tempo, evitando qualquer risco de uma inundação-relâmpago, quando o cânyon se enche subitamente de água.

O trecho de 182 metros, também conhecido como saca-rolhas, é o mais popular do cânyon.
Suas paredes chegam a 36 metros e o acesso é fácil; explorar o cânyon requer a subida e descida de escadas de metal.


A intensidade das cores e as formas do cânyon parecem mágica diante das lentes.


Nenhum comentário: