segunda-feira, 14 de julho de 2014

O Magnífico Tigre

"Tigre" significa literalmente "flecha", por ser "certeiro, rápido, silencioso e mortal como uma flecha".

O tigre é uma das poucas espécies de felino listrada; As listras em cada tigre são únicas, como impressões digitais humanas.
 
As listras do tigre também são encontrados na pele, de modo que, se fosse para ser raspada, seu padrão de revestimento distintivo ainda seria visível.



O tigre também tem dentes bastante robustos; os caninos um pouco curvados são os mais longos entre todos os felinos vivos, com comprimento de até 10 centímetros.



Os machos variam em comprimento total 2.50 m a3.90 m e pesam até 306 kg.  As fêmeas variam em comprimento total entre 2.00m e 275m, pesando em média 167 kg .



O peso recorde atual no meio selvagem foi um tigre de 423 kg, e em cativeiro o maior tigre pesava 452 kg.



Geneticamente, a brancura é recessiva: um filhote nasce branco apenas quando ambos os pais são portadores do alelo para brancura. Não é albinismo, pois há pigmento evidente em listras do tigre-branco e em seus olhos azuis.
 
Os tigres brancos são freqüentemente criados em cativeiro.


 
Tigres-dourados têm pelagem dourado-claro mais espessa do que o normal, pernas brancas e listras douradas em tom mais escuro. Existem poucos tigres-dourados e são mantidos em cativeiro.



Os tigres podem ocupar uma grande variedade de tipos de habitats, mas geralmente exigirá cobertura suficiente, a proximidade de água, e uma abundância de presas.



Um outro requisito de habitat é a existência de tocas devidamente isoladas, que podem consistir de cavernas, grandes árvores ocas, ou vegetação densa.
 
Tigres adultos vivem em grande parte, solitariamente.Os indivíduos que partilham a mesma área estão conscientes dos movimentos e atividades de cada um.



O tamanho do território depende, principalmente, da abundância de presas, e, no caso dos machos, do acesso às fêmeas. A tigresa pode ter um território de 20 km², enquanto os territórios dos machos são muito maiores, cobrindo 60 a 100 km².



Ao contrário de muitos felinos, os tigres são nadadores fortes e muitas vezes intencionalmente banham-se em lagoas, lagos e rios, como forma de se refrescar no calor do dia. Eles podem cruzar rios de até 7 km de diâmetro e podem nadar até 29 km em um dia. Eles são capazes de carregar ou capturar a presa na água.



O rugido "verdadeiro" pode ser ouvido a até 3 quilômetros de distância e às vezes é emitido três ou quatro vezes seguidas.



Em estado selvagem, os tigres alimentam principalmente de animais grandes e médios, preferindo nativos pesando, no mínimo, 90 kg ( Cervo,  veados, javalis, e ambos búfalo, cães, leopardos, pítons, ursos-beiçudos, e crocodilos, javalis,  alces, ursos-negros-asiáticos , ursos-pardos camelos, bisões , cavalos selvagens ,macacos, pavões, lebres, porcos e peixes.)

 Tigres velhos ou feridos, incapazes de capturar presas selvagens, podem tornar-se comedores de homens; este padrão tem ocorrido com frequência em toda a Índia, formando assim uma pequena parte da dieta do tigre.



Um tigre adulto pode ficar até duas semanas sem comer, então devoram 34 quilogramas de carne de uma só vez. Em cativeiro, os tigres adultos são alimentados 3 a 6 kg de carne por dia.
  
Um animal magnífico!!!

Nenhum comentário: